A ORAÇÃO DE JESUS POR VOCÊ

… Para que todos sejam um…
Nos evangelhos da bíblia mostra Jesus orando diversas vezes, de diversas maneiras e por vários motivos. Mas esta oração de João 17, pra mim é a oração mais emocionante e marcante que Jesus já fez. Acredito que por Ele estar no fim de sua missão e por estar próximo da sua crucificação, Jesus intercede por si próprio, por seus discípulos e por sua igreja, em profunda agonia.

Quando li este capítulo, senti algo muito diferente, me emocionei muito, é como se cada palavra saltasse da folha se revelando pra mim. Foi algo muito esclarecedor e encorajador, pois em toda a sua oração nos é revelado que Jesus fez muito mais do que nos ensinar, no que acreditar ou em como devemos viver, mas também nos mostra que Ele vive plenamente em cada um de nós que o recebe, para nos sustentar, nos dirigir, nos fortalecer, nos capacitar e principalmente viver Sua vida através de nós. Quando você passa a compreender tudo isso e crer, seu relacionamento com Jesus torna-se algo transformador e revolucionário. Esta é uma das verdades mais básicas da vida cristã. Ele não orou apenas pelos discípulos, mas por todos os outros discípulos de Jesus, isso inclui você e eu. “Não peço somente por eles (os discípulos), mas também em favor dos que vão crer em Mim, por meio da mensagem deles.” (João 17:20)
Gente! Isso não é o máximo? Saber que Ele, mesmo em meio a sua dor, orou por nós de todo o seu coração? Que honra! E é claro que o Pai não deixou de responder essa oração que o Filho fez em nosso favor. Somos cobertos e garantidos por essa oração!
Nos versículos 1 ao 8, podemos ver que Jesus e o pai tinham um íntimo relacionamento. Aprendemos com toda clareza, que a oração é uma expressão própria de quem conhece a Deus, essa é a vida eterna, ter um compromisso existencial com Ele. Só quem o conhece pode se dispor a ouvir Sua voz.
A oração de Jesus por nós e pelos discípulos, revela seu cuidado conosco, seu amor por nós. Sim! Ele mesmo disse que teremos aflições, mas que devemos ter bom ânimo, porque Ele venceu o mundo, orou por nós e nos deixou o Espírito Santo como melhor amigo
“Não peço que os tire do mundo, mas que os guarde do mal, Eles não são mais orientados pelo mundo, assim como eu também não sou. Faze-os santos, consagrados, com Tua verdade. Tua palavra é a verdade.” (João 17:15-17)
Quando Ele pede ao pai que nos guarde do mal, Ele não prometeu uma vida sem problemas e contrariedades. Pelo contrário, Ele quer que com os problemas e aflições da vida, sejamos moldados. Ele não queria tirar as pedras do caminho, mas que elas se tornassem tijolos para nos elevar como humanos. Por isso Ele pede ao Pai que cuide de nós, especialmente nos dias maus.
Jesus pede ao Pai que sejamos perseverantes nesta vida, o fato de Ele orar por perseverança, significa que isso não é algo automático para nós, depende de você, e eu continuarmos crendo Nele, guardando sua Palavra e sobre tudo crer no poder de Deus. Assim nos tornaremos um só coração e uma única mente.
Jesus quer que você entenda que o Pai não é um Deus distante, um ser intocável, insensível, mas um Deus presente, que te ama e te quer bem e ser seu amigo.
Outro ponto importante, é que Jesus intercede por aqueles que vão crer na sua Palavra (João 17:20-26). Antes mesmo de você nascer, Ele já via a conversão de milhões de pessoas. A evangelização do mundo não fracassaria!
Essa oração de Jesus me mostrou um único alvo: Que a igreja e os que ainda serão salvos, sejam um, unidos ao Pai em um só proposito espiritual. Assim como o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um eternamente.
O amor de Deus está em nós e Ele quer que esse amor esteja em todos os que Nele crerem.
De fato essa oração é emocionante, em meio a sua dor da morte, Ele consegue forças para interceder por você, por mim, por nós, com palavras profundas. Demonstra seu amor também por aqueles que ainda não são salvos. Isso nos inspira a repartir esse amor com eles também.
Espero que essa oração tenha te tocado de forma reveladora assim como me tocou.

A oração sacerdotal de Jesus
Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique.
Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.
E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.
“Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm guardado a tua palavra.
Agora eles sabem que tudo o que me deste vem de ti.
Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste.
Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.
Tudo o que tenho é teu, e tudo o que tens é meu. E eu tenho sido glorificado por meio deles.
Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um.
Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura.
“Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria.
Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.
Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.
Eles não são do mundo, como eu também não sou.
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo.
Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.
“Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles,
para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um:
eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.
“Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.
“Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste.
Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”.
João 17:1-26

One thought on “A ORAÇÃO DE JESUS POR VOCÊ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *