EXERCITANDO A CRIATIVIDADE

Se você acha que não é criativo mas tem vontade de fazer a decoração da sua casa, do seu casamento, do seu Home Office, quer fazer seus próprios nichos ou simplesmente olhar e admirar esse mundo da arte e design… É pra você mesmo que fiz este post! Aliás, independentemente da profissão que você segue,  é possível sim ser criativo e conquistar grandes resultados.

Me lembro que quando eu era criança, eu ficava saltitante de felicidade quando via meus pais chegarem em casa com uma TV nova, ou um novo liquidificador, ou com algumas compras do mercado. Mas minha felicidade não era tanto pelos produtos em si, e sim pelas caixas enormes de papelão no qual estavam embalados. Eu saia correndo para roubar as caixas e começava a realizar meus projetinhos, cortava um pedaço alí, outro quadrado aqui, colava um retângulo em uma abertura ali e pronto, minha casinha de papelão já estava pronta. Literalmente uma casinha com direito à janelas, portas, corredores, divisão de cômodos, móveis, objetos decorativos e até os moradores feito de papel. RS! Sim! Era tudo feito com o próprio papelão, não desperdiçava um só pedaço!

Era algo que me dava tanto prazer e euforia, que eu passava horas, horas e horas brincando com a minha casinha toda decorada e me esquecia até de comer…rs!
Aí eu cresci e ao invés de estar em uma sala de aula de Arquitetura ou de Decoração de Interiores, vim parar aqui no mundo da blogosfera…RS! E então descobri que todos nós somos criativos, precisamos apenas de algo que nos desafie de verdade para botar isso para fora. Ou seja precisamos buscar exercitar, estimular a nossa criatividade. Como a Thamyres do blog Casa Design Studio disse, “explorar referências é fundamental para definir aquilo que você gosta ou não“.
Esse mundo da blogosfera me proporciona não só ótimas referências, além de ativar uma coisa cheia de arte e cheia de amor dentro de mim, vem me trazendo contatos com pessoas maravilhosas e inspiradoras. Por exemplo, o blog da Thamyres que citei acima, lá tem muita riqueza de informações do mundo da arte e design, que é um desperdício não ler. E o blog da Karen, que tem um monte de projetos lindos e foi através dela que conheci o projeto DIY Coletivo. Pra você que também ama esse mundo decor e de DIY, super recomendo os dois!
Bom, apesar de meu blog ser um bebê, recém lançado, confesso que muito antes disso já ficava horas e horas buscando fontes de inspirações pela web, absorvendo informações, estudando cores, decoração, técnicas de artesanato, estilos e técnicas de fotografia e desde que me conheço por gente, sempre soube que sou fascinada por estilos retrô, vintage, rústico chic, nórdico e meu estilo queridinho do momento o boho chic que junta o look boêmio e o hippie.
E foi nessa busca e sede de aprender que navegando por aí, encontrei mais uma fonte de inspiração, o blog Vida Organizada da Thais Godinho, aprendi muita coisa legal lá que me ajudou bastante a me organizar e planejar tudo antes mesmo de lançar o blog Senhora Bagunça DIY. Um exemplo de uma das coisas que aprendi lá, é a técnica de andar com um bloquinho ou caderno na bolsa e sair anotando tudo, idéias, pensamentos, lembretes, mesmo eu sendo meio desorganizada, foi através dessa simples técnica que comecei a melhorar e a organizar mais a minha vida e consequentemente planejar melhor a estruturação, conteúdo e lançamento do blog. Eu sei, eu sei! O blog nem é lá um super blog profissional todo elaborado e tal! Mas eu queria fazer as coisas direitinho sabe, poder mostrar um conteúdo de qualidade. Ainda não está do jeito que gostaria, preciso arrumar muita coisa nele, e ainda tenho muito que aprender no mundo da arte, quero estudar, poder conhecer outras técnicas, mostrar muita coisa bonita por aqui, quero mostrar que todos nós podemos ser criativos sim e ainda  poder apresentar a todos como é viver e sentir na pele o amor de Deus por nós. Sim! Sou apaixonada por Ele e falo sobre Ele no blog também, aqui e aqui. 🙂
Mas voltando ao assunto, “exercitando a criatividade“.

Ainda costumo ouvir por aí, algumas pessoas falarem, “Eu não tenho tempo para ser criativo” ou “Não sou criativo, não consigo pensar em nada”. Mas é possível sim ter tempo e ser criativo quando você começar a criar hábitos saudáveis e organizar melhor a sua vida. Por exemplo, uma das coisas que estou aprendendo depois que criei o blog é que, é muito importante ir para cama em um estado alegre e tranquilo. Sempre priorizei a qualidade de vida e venho aprendendo que não é algo que só a sociedade nos ensina, é algo que Deus também quer para nós.
Então separei quatro técnicas que pratico para estimular minha criatividade que pode ajudar você também. Quero deixar claro que esses métodos funcionam muito pra mim, o que pode ser diferente para outras pessoas. No meu caso como blogueira, preciso estimular a criatividade já que meu blog é totalmente voltado à projetos DIY, mas eu acredito que é uma técnica que pode ser aplicada para qualquer área profissional:
*Afaste a preguiça e o medo
Isso serve para qualquer área da sua vida. E acredite! Ainda é algo que venho trabalhando em mim, RS! O medo e a preguiça é algo que mata qualquer pingo de criatividade. Já ouvi muita gente falar que não realiza algum projeto, algum sonho, por medo de sair errado, medo de ouvir críticas. Assim como também existem pessoas que são acomodadas, preguiçosas e nunca estão dispostas a realizar nada. São pessoas que tem sim sonhos, querem e desejam realizar, mas sempre vão adiando. O tempo vai passando e você nem ao menos percebe que a chave que abre a prisão está na fechadura. Basta girá-la. Se você quiser vencer, liberte-se do conformismo. Lembre-se diariamente de que você nasceu para progredir e prosperar e foi capacitado para pensar, desejar, sonhar, realizar, buscar, lutar, construir, enfim, vencer! Afinal, mais importante do que acontece com você é como você reage ao que acontece. E acima de tudo, tenha fé!
*Anote tudo
É algo que eu não fazia e aprendi no blog da Thais Godinho e me traz muuuito resultado, ando sempre com um bloquinho e lápis na bolsa, anoto tudo que me vem a mente, mesmo que seja algo que acho bôbo sei que me será útil lá na frente para quem sabe uma postagem, um novo projeto, etc. Tudo ao nosso redor pode ser usado para estimular a criatividade.

Nosso cérebro não foi feito para guardar coisas e sim para processar, racionar coisas. Não confie na sua memória. Armazene as coisas em dispositivos feitos para armazenar dados. No papel, no computador, celular, onde for, desde que possa acessar isso com facilidade depois.

*Faça uma releitura do que anotou
Parece óbvio não é? Mas sim, é muito comum pessoas anotarem suas tarefas e idéias e depois com tantos compromissos se esquecerem de ler suas próprias anotações. Eu por exemplo já fiz muito isso, mas agora venho me policiando e estou aprendendo a acostumar o meu cérebro, que preciso ler minhas anotações diariamente. Então sempre paro, por alguns minutos que seja, para ler tudo que anotei no meu bloquinho e se necessário fazer alguma anotação ou observação.
*Busque referências
Geralmente quando quero criar algum projeto ou postagem, penso em algo que gosto muito, como um tema. Por exemplo, eu curto muito o estilo de decoração vintage, aí tento buscar algumas referências, pinterest, revistas, blogs, parques, galerias de artes e também o meu bloquinho, vai que anotei algo muito interessante lá que pode me gerar uma grande idéia. Se caso eu não encontrar referências que dialogue exatamente com o que estou pensando, vou até os ingredientes que tenho em casa, materiais e ferramentas que costumo sempre usar para meus projetos de DIY, e tento gerar insights na minha cabeça, tipo flashs de idéias dentro do tema que escolhi.
Um boa dica que achei para armazenar minhas referências e seguir esse método, foi no Pinterest. Gente! É sério! Simplesmente passo horas e horas navegando lá, não só nele mas em outras redes sociais também, mas ele é o meu queridinho do momento. Vejo que o Pinterest é uma rede social que está em constante crescimento, cada dia que entro sou surpreendida com cada imagem, uma mais inspiradora do que a outra.
Por isso, assim que lancei o blog, resolvi também criar junto uma conta no Pinterest (follow me) pra juntar minhas preferências, estilos, inspirações, tudo que seja estimulante pra mim.
Separei para vocês algumas imagens e painéis que o Senhora Bagunça DIY tem como referência e quem sabe poder estimular sua criatividade também.
– Painel Cores
Começando pelas cores, o que pra mim é fundamental em tudo que envolve a arte e design. Elas definem tudo, as cores estimulam até os nossos sentidos.

– Painel do DIY
Simplesmente amo e amo! O tão falado “faça-você-mesmo” é o foco do Senhora Bagunça.  Inclusive o primeiro post do blog foi Eu Amo DIY.
Adoro juntar aquilo que nos parece tão improvável e criar algo tão inesperado sem deixar de ser belo e útil.

– Painel de Decoração
Sou apaixonada pelos estilos de decoração nórdico, vintage, rústico e boho chic. Eis aí o sonho de consumo da minha casa 🙂

Ainda tem muito mais lá no nosso Pinterest, os painéis Amo Cães, Fotografia e Estilo & Cachos, que estes já mostram um pouco das minhas referencias pessoais.
Mas calma que não me prendo apenas à internet! Além de viajar nas redes sociais e lendo blogs de especialistas, sei e reconheço que existe um mundo lindo lá fora e como eu disse, ainda tenho muuuuuuito o que aprender nesse mundo da arte e design. São tantos sonhos gente! O que estou mostrando aqui pra vocês é apenas o Senhora Bagunça DIY engatinhando como um bebê para assim poder dar um passo de cada vez, exercitando a criatividade.
E é por isso que não só amo ler, folhear revistas e visitar sites, como também venho me estimulando a sair mais por aí, para buscar inspirações na natureza e na arte. Se você quer ter um pouco de criatividade independentemente da área que você segue, te aconselho a fazer o mesmo. Saia da rotina!
Bom, é isso! Queria contar e mostrar à vocês sobre esse processo de exercitar a criatividade e como esse exercício vem me ajudando muito e consequentemente agregando ao blog, acho que acabei me empolgando e estendi demais o post, inclusive tive que apagar muitas coisas para diminuir o texto me perdoem…RS! Confesso que amo escrever!
Pronto! Já parei por aqui!
Agora me conta! Gostou do post? Como você exercita sua criatividade?

Te espero também lá na Fanpage do Senhora Bagunça DIY e no nosso Instagram que é cheio de inspirações pra você que curti o mundo da criatividade. Curtindo e seguindo, você nos ajuda a divulgar o blog e também você terá acesso á vários conteúdos legais e sobre os novos posts.
*Fotos por Elizeu Vieira

7 thoughts on “EXERCITANDO A CRIATIVIDADE

  1. Nossa Layde então vc ja tem o dom desde criança….rsrs… Adorei as dicas, inclusive estou mais interessada neste assunto de Diy, ando ate pesquisando, e descobri que da pra decorar um parede com tecido e fica lindo exatamente igual papel de parede….faz isso pra por aqui no seu blog ..bjss

  2. Oi Val! Legal as dicas neh! Fico muito feliz que você esteja aderindo ao DIY, você vai ver que dá pra deixar tudo lindo na sua casa sem gastar muito e ainda tirar todo o estresse. Dá pra decorar a parede com tecido sim, já andei pesquisando tb e fica super lindo viu. Com certeza vou fazer um DIY desse tb e qd vc fizer na sua casa, me chama que eu quero ver hein rs.
    Bjinhos amiga
    Layde

  3. Oi Layde, querida!
    Nem preciso falar que eu AMEI o post, não digo isso apenas por ter sido citada aqui de forma tão especial e carinhosa (obrigada, tá?!), mas sim por ser um texto riquíssimo, daqueles que a gente aprende e se sente super feliz em notar quem não estamos sozinhas no mundo.
    Foi muito bom ter lido as suas palavras, o seu blog é um bebê, mas um bebê super esperto e desenvolvido, tipo essas crianças que tem vindo agora? Rs. Parabéns pelo trabalho lindo que faz! Parabéns por falar de Deus de forma tão linda, também o amo muito e sou muito grata por todas as benções e força que ele me dá a cada dia!
    Continue sempre assim, os resultados virão!
    Beijos! Com amor, Thamyrez.

    1. Oi Thamyrez! Uau! Que incentivo e honra! Vindo de quem admiro tanto, é pra emocionar mesmo neh? rs. Nem precisa agradecer, seu blog é lindo mesmo, deve ser compartilhado e muito. Obrigada por suas palavras, você nem imagina o quanto elas me incentivam de verdade. Eu sou suspeita falar pq amo seus posts, suas fotos e tenho certeza que todo amor que você transmite no seu blog é pq vc é cheia de amor tb.
      É uma delícia quando a gente elabora todo um texto pra inspirar outras pessoas e recebemos um incentivo como esse, ainda mais quando vem da nossa fonte de inspiração, rs!
      Deus é bom mesmo né, sempre cuida de nós! Fiquei mega feliz em receber sua visita e ler suas palavras, obrigada! Espero que um dia venha visitar Sampa de novo!
      Bjo grandeee!
      Layde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *