DICAS DE DECORAÇÃO: Minimalismo na decoração e na vida

Hoje vou iniciar o primeiro post sobre Dicas de Decoração, começando pelo estilo minimalista. Ebaaa!
Minimalismo é uma tendência para design, decoração, arquitetura e até lifestyle. Um estilo minimalista não é para todos. Mas diante da agitação cotidiana em que vivemos, muitos de nós sentimos a necessidade da chamada  “ter menos, gastar menos, fazer menos, para precisar de menos e viver mais”.
Mas afinal o que é minimalismo?
Minimalismo é muito mais que estilo de vida. É uma ferramenta que pode ajudar a todos aqueles que estiverem dispostos a se livrar dos excessos em favor de se concentrar no que é importante para encontrar mais felicidade, realização pessoal e liberdade. Abrir mão de absolutamente tudo o quê não tem utilidade. Mas calma! Ser minimalista não significa vender tudo que você tem, roupas, carro, seu estoque de maquiagem, ou pedir demissão do emprego, muito calma nessa hora! Não é errado querer ter um carro, uma casa top, roupas bacanas e etc. Quem define o que é importante em sua vida e te faz feliz é você. A questão é qual o significado que essas coisas tem em nossa vida e o grau de sacrifício que as vezes fazemos para te-las, sem perceber o quanto isso pode ser prejudicial para o nosso bem-estar.
Há quem pense que uma pessoa que tem um estilo de vida como este, é por não ter recurso financeiro para comprar o que deseja. No entanto, o estilo minimalista é justamente o contrário, mesmo podendo comprar, prefere abrir mão do consumismo, pois sabe que muitos produtos que fazem parte do dia a dia das pessoas não são tão essenciais assim.
Eu por exemplo venho sentindo essa necessidade, não pela economia (o que ajuda muito diante dessa crise aí fora, rs), mas digo pela questão de organização, obter menos objetos para ajudar a manter a casa em ordem e otimizar nosso tempo, na medida em que fica mais fácil saber onde cada item está guardado. Para nós que moramos de aluguel em um ambiente pequeno, acho essencial. O Zeu já é mais adepto à esse estilo de vida, do que eu, que sempre tive o hábito de acumular coisas e ter muita dificuldade em praticar o desapego. Tenho que confessar à vocês que ainda estou trabalhando em mim, o hábito de destralhar a casa, RS! Jogar fora o que não é tão essencial. Vamos ser sinceros, né! Todo mundo tem aquele objeto meio que “sem noção” que não quer se desfazer de forma alguma, ou aquele monte de papel acumulado, aquela coleção de revistas  de duzentos anos atrás, rs… enfim! Todos nós temos coisas não tão essenciais que não queremos desapegar. O grande problema é quando a vida começa a ser prejudicada pelo excesso da bagunça.
Quando conseguimos identificar o que não é mais necessário, fica mais fácil tomar decisões mais conscientes, e isso traz benefícios, tirando o medo de tomar decisões, tendo mais ousadia, afasta preocupações, a culpa e principalmente nos afasta das armadilhas do consumismo.
O estilo minimalista na decoração segue este conceito, dando mais conforto, praticidade, beleza e uma sensação de mais espaço. A ideia é subtrair o desnecessário, dar adeus ao excesso de mobílias. Os ambientes são decorados com poucos objetos e cores neutras, onde o preto e o branco são as cores dominantes desse estilo, os produtos geralmente têm o estilo mais clean e funcional possível.
Conforto e aconchego são o foco desse estilo, por isso também o minimalismo propõe, por exemplo, um ambiente mais claro, decorado com poucas mobílias e por ter as cores preto e branco como predominantes é possível combinar com alguns toques de cor. Inspire-se nessas imagens!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DICAS BÁSICAS PARA ADERIR A DECORAÇÃO MINIMALISTA:
Seja um reutilizador
Uma ótima dica de explorar o caminho para uma forma mais minimalista é aprender a ser um reutilizador. Ou seja, reutilizar materiais para outras coisas. Aprender a reparar e consertar coisas, ao invés de substituir. Use roupas velhas para projetos de DIY, ou faça doações, só não as deixe acumulando em um canto jogado no guarda-roupa. Abra-se para a criatividade e encontre maneiras de reutilizar o que você já tem, ao invés de comprar outro.
Invista em qualidade.
Outra dica é investir na qualidade que são importantes para você. Lembre-se que pode ser mais agradável ter um lar escasso, poucas coisas que você sempre sonhou e que adora, do que cheia de coisas que você nem gosta tanto assim. Mas lembre-se, é você quem define o que é ou não importante e essencial em sua vida. Ok?
Destralhe sua casa diariamente.
Não é possível organizar tralha gente! Menos objetos, mais otimização de tempo, menos tralha, mais amplitude, organização e limpeza. Diariamente entram coisas novas dentro da nossa casa, das embalagens das compras no mercado às contas que chegam pelo correio.  Se não da pra reutilizar e não dá pra doar, jogue fora sem dó. Destralhar precisa ser um hábito diário, tem que virar uma rotina pra não deixar a tralha se acumular.
É isso galera! Eu espero que esse post tenha te ajudado de alguma forma e se você acha que pode ajudar um amigo ou amiga. Bora lá compartilhar!

Mas e você? Curtiu o estilo minimalista? Conte sua opinião pra nós aqui nos comentários!

Te espero também lá na Fanpage do Senhora Bagunça DIY e no nosso Instagram que é cheio de inspirações pra você que curti o mundo da criatividade. Curtindo e seguindo, você nos ajuda a divulgar o blog e também você terá acesso à vários conteúdos legais e sobre os novos posts.

*Imagens via Pinterest

5 thoughts on “DICAS DE DECORAÇÃO: Minimalismo na decoração e na vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *