Como Organizar e Decorar a Casa a Favor da Sua Dieta

Conheço muitas amigas que estão em constante luta contra a balança, fazem várias dietas, mudam cardápio, aderem a rotina da academia e por aí vai. Aí você deve estar pensando: “O que é que um blog de decoração, arte e DIY tem a ver com isso?” Bastante coisa!

Você sabia que a forma como você organiza e decora a sua casa também pode ajudar na sua dieta e auxiliar a eliminar peso? Oi?
É verdade!
Sabemos que é difícil para nós mulheres fazer uma comida saudável e ter um tempo para se exercitar quando somos a última na lista de prioridades de afazeres do dia, assim, sentimos nossa vida um pouco fora de controle.
Maaaas graças a arte e design existem dicas para casa que são fáceis, rápidas e organizacionais que podem auxiliar você a se sentir mais relaxada e perder peso.
Imagine só! Sua casa toda projetada para sua saúde de forma que fazer dieta pra você, vai se tornar algo totalmente natural.
Então, por onde podemos começar e deixar a nossa casa como um verdadeiro estimulante de vida saudável? Primeiro, não tente mudar tudo de uma vez. Escolha uma ou duas coisas desta lista para experimentar.
Comece visitando seus amigos, mas não quaisquer amigos. Visite amigos que vivam a vida que você quer viver. É sério gente, funciona e é saudável. Sabe aquela frase que todos nós conhecemos “Diga com quem tú andas e direi quem tú és”? Pois é, é por aí mesmo! Você vai ver em muitos casos que esses seus amigos projetam suas casas para apoiar seus hábitos saudáveis. Frutas sobre a mesa, água filtrada a disposição e etc. Tudo para facilitar e estimular uma vida saudável.
1. Frutas devidamente colocada na fruteira.
Você já pode ter uma tigela de frutas em sua cozinha. Mas onde ela está? Se você quer perder peso, ou ter uma dieta mais saudável, onde você coloca a tigela de frutas faz uma grande diferença. Então, onde você deve colocar a tigela de frutas? Na frente dos lanches. Dessa forma, você verá a fruta primeiro quando você estiver com fome. Uma boa ideia também é colocar uma fruteira perto das chaves do carro. Se você pegar um pedaço de fruta antes de sair correndo para algum compromisso, será menos provável parar em algum drive-thru quando a fome bater no caminho.
2. Lembretes sobre a sua dieta.
Como parte de uma vida mais saudável, você precisará definir metas específicas para comer melhor e fazer mais exercícios. Mas esses objetivos não vão adiantar nada se você se esquecer deles todos os dias. Então, escreva seus objetivos e espalhe pela casa onde você possa vê-los todos os dias. Geralmente é na cozinha. Você também pode manter uma lista de compras saudável fixada em sua geladeira. E por último, planeje e anote uma rotina de treinamento.
3. Limpe as bancadas.
O que significa um balcão de cozinha saudável? Um limpo e cheio de espaços para a preparação de alimentos saudáveis. Sem sacos de batatas fritas, biscoitos recheados ou caixas de cereais. Bolsas, brinquedos e outras bagunças também não existem.
Mantenha um balcão com alguns utensílios de cozinha organizados, como um liquidificador para fazer vitaminas saudáveis e ricas em fibras, uma tigela de frutas na frente do lanche e só. Se possível, mantenha uma balança de cozinha digital pequena para verificar os tamanhos das suas porções. Deixe o resto de seu espaço no balcão vazio, então quando você estiver pronto para cozinhar uma refeição saudável, você tem muito espaço para trabalhar.
4. Prateleiras abertas.
Prateleiras abertas em sua cozinha podem dar um olhar fresco e arejado. Mas também podem ser um desastre na sua dieta se estão cheias de alimentos tentadores. Então use suas prateleiras abertas para pratos e copos, não para comida.
5. Armários à prova de lanche.
A maioria de nós não come porque está com fome. Comemos porque estamos entediadas ou porque vemos um alimento tentador. Então, como evitar aquele lanchinho? Muitos especialistas recomendam que os lanches estejam em um armário fechado. Escolha uma prateleira superior em um armário difícil de alcançar. Dessa forma, você não vê os salgadinhos, e se você decidir se entregar à tentação, você tem que trabalhar um pouco mais para chegar até a comida.
6. Nada de potes. 
Você ama seu pote de biscoitos. Eu entendo. Eu amo o meu também. Mas se você está tentando perder peso, seu pote de biscoito é muito tentador para ficar no balcão. Ou seja, a menos que você os use para algo diferente de cookies. Tente encher seu pote de biscoitos com um desses itens mais saudáveis.
7.  Potinhos para controle das porções.
É fácil comer demais com taças que são quase do tamanho baldes. A maioria delas são bem maiores do que precisam ser. O controle das porções é mais fácil com tigelas pequenas e únicas. Use pequenas tigelas para lanches e guloseimas, então você não é tentada a comer tanto.
8. Recipientes de porção única.
Esses recipientes são essenciais para mulheres ocupadas que querem perder peso. Se você mantiver em seu congelador lanches controlados por porção, você terá sempre uma escolha inteligente disponível para pegar quando é hora de comer. Mantenha pelo menos seis porções simples de proteína em sua geladeira em todos os momentos.
Mas por que parar aí?
Use recipientes com cores diferentes para porções de frutas, legumes e produtos lácteos. Você mesma pode usar recipientes menores para molhos para certificar-se de que você sempre use a quantidade certa desses alimentos de caloria maiores.
9. Geladeira limpa e organizada.
Organize sua geladeira e empilhe ordenadamente recipientes de porções únicas de frutas e vegetais. Assim, é mais provável de ver e pegar itens mais saudáveis quando abrir a porta do refrigerador.
10. De olho na lista de compras.
Uma vez que sua geladeira é organizada com alimentos saudáveis, será mais fácil de ver quando os suprimentos essenciais para uma vida saudável estão ficando baixos. Mantenha uma lista de alimentos saudáveis que precisam ser reabastecido na porta da geladeira.
11. Micro-ondas para armazenamento.
Se você usa seu micro-ondas todos os dias, repense esse hábito. Pessoas mais saudáveis tendem a usar menos o micro-ondas. Isto faz sentido. Uma dieta saudável geralmente não inclui muitos alimentos processados de fácil preparo no micro-ondas.
Então o que fazer com o micro-ondas? Se você não pode remover completamente o micro-ondas da sua vida, use ele para o armazenamento de recipientes com porções de lanches saudáveis.
12. Cubas de vegetais congelados.
Para economizar tempo e dinheiro, compre vegetais congelados a granel e depois os separe em pequenas porções e mantenha sempre seu congelador cheio deles.
13. Recipientes opacos para cereais e guloseimas.
Você sabia que crianças amam mais ainda cereais de marca com personagens coloridos? E adultos, provavelmente, fazem a mesma coisa. Faz sentido. Comemos mais os alimentos que nos parecem tentadores. Então, torne as guloseimas menos sedutoras – e menos visíveis em sua cozinha.
14. Colheres de medição para grãos.
Agora que seus lanches e cereais são embalados ordenadamente, adicione uma colher de medição em cada um para certificar-se de que você come a quantidade adequada. Você pode medir usando até mesmo copos ou colheres de plástico ou aço inoxidável. Apenas certifique-se de que cada tamanho de colher corresponde a uma porção do alimento. Uma porção da maioria dos cereais, por exemplo, é uma xícara.
15. Grãos integrais em potes de vidro decorativos. 
Depois de você ter escondido o salgadinhos e outros alimentos processados, o que você faz com os alimentos saudáveis? Coloca em exposição! Coloque grãos integrais, como quinoa, aveia e arroz integral em potes de vidro transparente ou recipientes de plástico e os deixe em sua vista. E lembre-se de colocar uma colher de medição neles para sempre obter a porção ideal.
16. Empilhe tábuas de corte.
Pessoas saudáveis gastam muito tempo preparando e cortando carnes magras, vegetais frescos e cortando ervas. Isso soa como um monte de trabalho, mas não é se você tem as ferramentas ao seu alcance. Mantenha várias tábuas (madeira e plástico) de corte ordenadamente empilhadas, então elas estão sempre à mão e prontas para uso.
17. Sem TV na cozinha.
Você assiste televisão quando você está na cozinha? Não! Quanto mais você ficar na sua cozinha, mais você vai comer. Então o que você fará quando não pode assistir TV enquanto cozinha? Você provavelmente vai dar mais atenção para a comida que você está fazendo e para o alimento que come.
18. Cadeiras desconfortáveis
Outra maneira de criar uma cozinha que te ajude a manter hábitos saudáveis é remover as cadeiras confortáveis. Um estudo mostrou que, pessoas que têm cadeiras menos confortáveis na cozinhas gastam em média de 18 minutos a menos na cozinha. E menos tempo na cozinha pode significar menos tempo mordiscando irracionalmente.
19. Armário fitness
Acha que a cozinha é o único lugar que importa? De maneira nenhuma! Há uma abundância de outros espaços que podem ter um design mais saudável. Como por exemplo, seu armário! Mantenha suas roupas de ginástica sempre à vista dentro do seu guarda-roupas e se sinta mais motivada para praticar atividades físicas.
20. Quarto de indução do sono.
E uma boa noite de sono ajuda a emagrecer já existe até dieta do sono. A verdade é que uma revisão no seu quarto vai ajuda-la a dormir melhor. Então o que precisa ser mudado no seu quarto? Tente estas soluções rápidas para promover um sono melhor:
Cobra qualquer eletrônico no quarto. Mova carregadores para outro cômodo da casa.
Minimize a luz proveniente de outras fontes, incluindo a televisão.
Mantenha um spray de lavanda perto de sua cama. As propriedades calmantes do óleo essencial de lavanda e sua boa fragrância podem ajudar a relaxar e dormir melhor à noite.
21. Cesto separado para roupas de academia.
Uma cesta separada só para roupas do treino ajudará a manter sua roupa suada e fedida longe de peças mais delicadas. Outra dica importante é preparar a mala de academia uma noite antes do treino.
Agora sim a nossa casa pode nos ajudar a nos manter em forma! 🙂
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Quero agradecer a Profª Rosi Feliciano que em parceria com o blog Senhora Bagunça DIY nos deu essas super dicas de saúde para auxiliar a sua dieta e perder peso.
E se você também está na luta para entrar em forma e perder peso, assista o vídeo:
Gostou das dicas de hoje? Espero que sim, qualquer dúvida é só deixarem nos comentários (depois volta aqui para ler a resposta tá bom?)

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Beijos!

7 thoughts on “Como Organizar e Decorar a Casa a Favor da Sua Dieta

  1. Melhor que esconder doces e salgadinhos, é nem tê-los em casa. Sei que é importante comer algum docinho ou salgado pelo menos uma vez por semana para matar a vontade e não acabar exagerando quando comer, mas ter em casa ainda não é a melhor opção para quem está começando a tentar.
    Mas são dicas excelentes, como ter frascos com grãos e alimentos saudáveis servindo como decoração. Conheço uma senhora que na cozinha tem potes de porcelana pintados com o nome da erva ou tempero que tem dentro e tampinhas de madeira, eles ficam em uma pequena prateleira também de madeira na altura do fogão. Além de dar um charme à cozinha, os temperos ficam à mão e bem pertinho do fogão e da bancada onde se prepara os alimentos. Detalhe: a maioria dos temperos é natural, como o manjericão que ela planta em casa. Quase nenhum é daqueles que se compra no mercado e é seco, cheio de conservantes.

    1. Olá Gustavo! Concordo com vc, eu mesmo sou do tipo que prefiro nem ter em casa, mas para aqueles que já tem e talvez não queira jogar fora e tb não queiram eliminar tudo de uma vez, o legal é ir por etapas. É difícil seguir a lista a risca, mas o importante é dar um passo de cada vez, começar escondendo e aos poucos quando já nem se lembrar mais dos doces, já pode ir para o segundo passo e elimina-los de vez. Minha sugestão!
      Com certeza essa senhora deve ter uma cozinha linda e sugestiva hein! Eu tb amei a ideia de deixar expostos potes transparentes de grãos e alimentos saudáveis.
      Está aí algo que quero muito, cultivar minhas próprias ervas em casa. Com certeza muito melhor do que comprar em supermercados.

      Obrigada por sua visita Gustavo e por dar sua opinião que é importante para nós e para os leitores tb 🙂
      Bjinhos
      Layde

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