10 Dicas Para Seu Quarto Ser Um Verdadeiro Aconchego

Gente! O nosso quarto deve ser o nosso santuário de descanso, nosso cantinho de relaxamento, deve ser o lugar mais tranquilo e aconchegante da casa, sabe! Pelo menos é assim que nós pensamos aqui em casa! Muitas vezes conseguimos fazer do nosso quarto o lugar mais elétrico da casa, hahaha! Enquanto eu estava lendo meus e-mails me deparei com uma postagem de um blog gringo onde o tema do texto era sobre como fazer do seu quarto o lugar mais tranquilo da casa. Peguei algumas dicas, pesquisei outras e acrescentei algumas das nossas praticas em casa e dá super certo. Separei então dicas de algumas coisas que todo o quarto deve ter e não ter, para deixar o nosso quarto um lugar de verdadeiro aconchego e descanso.

1. Tire a TV
Muita gente está acostumada a ter uma TV no quarto para assistir um filme talvez antes de dormir, e até mesmo deixa-la ligada com o timer, para que ela desligue sozinha depois de já pegar no sono. Eu mesma fazia isso seeeeeeempre! Enquanto estava na casa dos meus pais, eu tinha no meu quarto uma TV, o notebook com acesso a internet e o telefone. Só depois que casei é que comecei a me dar conta do quanto tudo isso perturbava meu sono. Acho que quanto mais eletrônicos temos, mais “elétricos” ficamos. Por causa disso, decidimos tirar a TV e tudo mais que poderia nos atrapalhar. Eu já consigo sentir uma grande diferença. Hoje o nosso quarto é o nosso santuário de descanso, nosso lugar de relaxamento e não mais um lugar agitado como o nosso dia a dia, e ainda vamos melhora-lo muito mais.
2. Tenha um Tapete
Nada como já começar o dia tendo uma manhã gostosa ao sair da cama e pisar em um lugar quentinho e macio, não é? Se dê esse direito de acordar e se certificar de que seu primeiro passo do dia seja agradável e reconfortante. Pra quem curte o estilo nórdico/escandinavo como eu, na Meu Móvel de Madeira tem tapetes lindos nesse estilo. Além do mais, o uso do tapete ao lado da cama favorece o aquecimento do quarto, principalmente quando o piso do cômodo é frio (que é o meu caso, hehe).
3. Facilite a Roupa de Cama
Olha aí o minimalismo, gente! É muito mais difícil e dá até preguiça de manter uma cama arrumada que tem edredom, capa de edredom, saia, mil almofadas, manta e etc… Vamos facilitar, gente! Diminua ao mínimo possível e priorize a qualidade. Se você tem um lençol de elástico que “pinica” a pele, troque por um de malha de algodão, por exemplo. Dá pra deixar o quarto lindo e bem decorado de forma simples e confortável.
4. Tenha Uma Poltrona, Pufe ou Cadeira
A cama deve ser reservada apenas para seu sono. Se você quer fazer uma leitura antes de dormir, ou conversar com seu(sua) parceiro(a), ou até mesmo fazer um breve descanso, a dica é ter cadeiras, pufes ou uma poltrona. O ideal é que esses móveis sejam fáceis de mover para facilitar a limpeza e a organização. A loja Meu Móvel de Madeira tem uma infinidade de pufes, poltronas e cadeiras super confortáveis, versáteis e lindos. Não deixe de ver!
5. Use Barulho Estático
 
Essa técnica é muito usada para quem tem bebê em casa: o barulho estático serve para quebrar os ruídos que vêm de fora, como carros buzinando ou pessoas gritando na rua. Você pode utilizar um daqueles CDs de sons de chuva (nunca testei) ou deixar o ventilador ligado(adoro). Aquele som único faz seu cérebro desligar de ruídos mais fortes e te proporciona um sono mais tranquilo. Se estiver frio, deixe-o virado para a parede ou para a janela. Eu sei que esse item vai contra o que eu falei antes sobre eletricidade, mas se você tem sono leve e desperta muito com barulhos da rua, pode ser uma solução para você. Ah! E essa foto aí é de um modelo de ventilador que achei lindo, o modelo é japonês e não achei nenhuma loja no Brasil que venda algo parecido, coloquei pra gente apenas babar então, hehe!
6. Travesseiros e Colchão de Qualidade
Está aí uma coisa que não dá pra ficar comprando sempre e ainda sim comprar os meia-boca. Você pode ter um quarto lindo e cheio de móveis caros, mas seu quarto não seria completo sem um bom colchão e um bom travesseiro. Nada pior do que acordar com dores nas costas ou com um belo torcicolo, ou dores de cabeça, não é? Escolha bons travesseiros e ótimos colchões, por favor!
7. Caixas Organizadoras, Cabideiros e/ou Ganchos
Tudo em prol da organização amores! Depois de um dia cheio, só queremos tomar um banho, entrar no quarto e abandonar a bolsa, os sapatos e as roupas espalhadas no chão. É um alívio, não é? Exceto pelo fato de que as coisas não se organizarão sozinhas depois (bom seria, rs). Para facilitar a nossa vida, os cabideiros ou ganchos podem amparar seus objetos pessoais até que você possa guardá-los em seus devidos lugares, como as caixas organizadoras por exemplo. Elas servem tanto como itens de decoração, como também para manter as coisas organizadas e acessíveis. Mas não adianta nada utiliza-las apenas para esconder a bagunça: é importante identifica-las e mante-las em ordem. Ta bom?
Ah! e lá na loja Oppa encontrei esses cabideiros super diferentes, achei o máximo. Já estão na minha lista de compras, com certeza!
8. Luminárias ou Abajures
Eu sou a favor de ter dois tipos de iluminação no quarto, além da natural é claro. Para os que tem o hábito de ler no quarto a iluminação natural é a melhor com toda certeza, mas no caso da ausência do sol, o ideal é o uso da luminária, quentinha e indireta, perfeita para inserir aconchego e aquecer o ambiente. E sabe onde você vai encontrar luminárias lindas e super modernas? Na loja da Oppa, tem esses modelos de luminárias, para todos os gostos.
Além da luminosidade, é fundamental prestar atenção nas cores que você vai ver todos os dias, antes de dormir. Cores fortes, como vermelho, preto, amarelo e laranja devem ser evitadas na decoração de quartos, pois são cores energizantes que podem causar agitação. Eu mesmo, adoro o estilo escandinavo, com cores mais neutras e o branco super branco me encanta e me traz mais liberdade na hora de decorar algum cantinho.
9. Tenha Cortinas
Além de ser uma peça decorativa, podendo quebrar a monocromia dos mais sóbrios, por exemplo. As cortinas são perfeitas para bloquear um pouco a entrada de luz direta e deixam o ambiente mais aconchegante e ainda pode ajudar a manter a privacidade, principalmente para quem mora em prédio e tem vizinhos de janela.
10. Acorde Olhando Algo Que Te Faça Sorrir
Apesar de eu ser a favor do minimalismo, acredito que todo quarto deve ter alguns itens que amamos, que nos faça feliz. Um quadro com uma arte que você adora, um objeto decorativo que você comprou naquela viagem inesquecível, um vaso com flores naturais, suas coleções e etc. O importante é fazer com que se sinta confortável em um ambiente adorável, sabe? Mas tome cuidado para não carregar o ambiente de informação visual, aí de nada vai adiantar todas essas dicas, não é?
É isso meus amores! Espero que vocês tenham gostado das dicas. Siga-nos no Pinterest para ter mais inspirações de quartos como estes.
Te espero também lá na Fanpage do  Blog Senhora Bagunça DIY e no nosso Instagram que é cheio de inspirações pra você que curti o mundo da criatividade. Curtindo e seguindo, você nos ajuda a divulgar o blog e também você terá acesso à vários conteúdos legais e aviso de novos posts.

Uma bagunça de beijos pra vocês!

6 thoughts on “10 Dicas Para Seu Quarto Ser Um Verdadeiro Aconchego

  1. Layde, querida! Andei sumida da blogosfera, e acabei não entrando nos meus blogs favoritos, e quando volto fico encantada por um post mais maravilhoso do que o outro que você anda fazendo por aqui! Parabéns menina! Tá arrasando muito!

    Sobre o post, estou arrasando, pois sigo quase todas as suas dicas, exceto do barulho, que você sugeriu o uso de um ventilador, o barulho externo não me incomoda quando vou dormir, mas gostei da ideia de colocar alguns sons como da chuva, pássaros também seria bem legal! Amei o post! Parabéns!
    Beijo grande! Thamyrez

    1. Oi Thamy! Ah nem tem problema seu sumiço não viu, até porque eu já posso imaginar o motivo. Fiquei super feliz em saber das suas novas conquistas, do sucesso que está fazendo agora até na TV, você merece, viu!

      Ainh muito obrigada Thamy! Elogios seus servem como uma injeção de animo para mim, fico até lisongeada, rs!

      Muito legal as dicas não é? Realmente a idéia do som de pássaros é legal também, eu adoro som de passarinhos, hahaha!

      Mais uma vez obrigada pelo seu carinho e por sua visita aqui! 🙂

      Super beijo!
      Layde

  2. Adorei as dicas….certeza que vou aproveita-las, visto que estou com uma folha em branco aqui na realidade na casa toda…rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *