Como Escolher a Mesa Ideal Para Sua Sala

Desde que a internet e os meios de acesso a conteúdo digital se popularizaram, muitos espaços da casa pararam de servir como antigamente para a reunião familiar e por causa disso, já não era tão comum encontrar famílias reunidas na sala, sentados juntos no sofá vendo televisão ou mesmo conversando. Porém, um espaço que ainda consegue reunir um bom número de pessoas é a mesa, já que todos precisam almoçar, lanchar, tomar café-da-manhã e por aí vai. E atualmente com a nova tendência de integrar os ambientes, a mesa de jantar se tornou um acessório essencial na casa para entrar em harmonia com os outros ambientes.

Por isso, a escolha da mesa tem de ser bem pensada, indo além da simples escolha de cor e formato. Para te dar alguns parâmetros para decidir bem, separamos 3 questionamentos a se fazer na hora da compra de uma mesa. Confira!
1. PARA QUEM A MESA SERÁ ÚTIL?
Na hora de escolher o modelo, não leve só em consideração o número de pessoas que mora com você, sendo familiares, colegas ou amigos. Você provavelmente irá receber muitas visitas na sua casa/apartamento, então é bom ter alguns lugares a mais especialmente para esses momentos. Caso contrário, fica aquela situação chata onde um tem que esperar pelo outro, para comer também. Ou se sentar em outro lugar, ficando isolado dos demais.
2. ELA SE ENCAIXA NA DECORAÇÃO?
Em matéria de decoração de apartamento ou casa, não basta apenas observar a cor do móvel. Mesmo que seja a mesma tonalidade do sofá ou armário, o modelo da mesa tem que entrar em harmonia com o ambiente. Às vezes, o sofá possui um estilo mais suave, arredondado, e o armário também, porém a mesa é reta com extremidades pontudas. Ou seja, não há uma harmonia de formas no ambiente. Então, na hora de escolher a mesa e as cadeiras que irão acompanhá-la, analise bem as formas geométricas.
No que tange ao tipo de material da mesa, também é importante observar o material dos demais itens que compõem o cenário do seu cômodo. Se seus móveis são de metal, é bom manter o padrão, o ideal é comprar uma mesa feita de metal também. Claro que cabe a você escolher misturar os estilos, no mundo do design é permitido “quase” tudo, mas é sempre bom ter uma referência. 
Em relação ao tampo da mesa, um feito de vidro pode ser considerado um coringa, pois cai super bem com estruturas de madeira, metal, plástico etc.
3. AS MEDIDAS SE EQUILIBRAM?
Essa pergunta envolve as cadeiras, o espaço e outros móveis da sala ou cozinha onde a mesa irá ficar. Uma mesa que se encaixe bem não pode atrapalhar a circulação ao redor dela, já que será usada em todos os seus lados. Evite ficar prensando ela na parede, pois o atrito das cadeiras com a parede pode ocasionar sulcos, marcas, arranhões etc. Se você quiser colocar um tapete embaixo, veja se ele é grande o suficiente para que na hora de sentar se possa puxar todas as cadeiras por cima dele sem que saiam fora dos seus limites. Isso é importante para manter o nível e evitar que o pé da cadeira se enrosca na borda e provoque algum inconveniente ou acidente.

Uma tendência hoje é a variação nos modelos de cada cadeira, com peças individuais. Eu adoro!  Se você também ama esse estilo, verifique bem se elas são do mesmo tamanho e se suas cores, estampas e acabamento combinam e condizem com a decoração do cômodo.
É isso galera! Acho importante analisarmos todas as perguntas antes de ir a uma loja para adquirir uma mesa. Assim não nos decepcionamos depois, não é?
Eu espero que tenha ajudado vocês de alguma forma. Lá no nosso Pinterest tem mais imagens como essas para te servir de inspiração.
Te espero também lá na Fanpage do  Blog Senhora Bagunça DIY e no nosso Instagram que é cheio de inspirações pra você que curti o mundo da criatividade. Curtindo e seguindo, você nos ajuda a divulgar o blog e também você terá acesso à vários conteúdos legais e aviso de novos posts.

Uma bagunça de beijos pra vocês!
Texto escrito e editado por Matheus Bertoluci e Layde Linhares


4 thoughts on “Como Escolher a Mesa Ideal Para Sua Sala

    1. Oi Livia! Que bom que gostou! Um item que geralmente nem nos atentamos tanto nos detalhes na hora de comprar, né! E realmente requer mais atenção.
      Obrigada por sua visita Livia!

      Bjinhos
      Layde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *