IDEIAS PARA ORGANIZAR O SEU CANTINHO DA COSTURA

Cantinho da Costura

Na minha família quem tem o dom da costura é apenas a minha mãe, ela já costurou muuuito e pra muita gente, hoje ela apenas nos dá aquele socorro quando precisamos de um pequeno ajuste aqui e ali. Mas uma coisa que sempre fico encantada é que ela usa a mesma máquina de costura desde que me conheço por gente. Daquelas que são embutidas em um pequeno gabinete e que ao abrir conseguimos ver aquele pedal acelerador. O gabinete dela é todo organizado, cheio de retalhos de tecidos, tubos de linhas, agulhas e etc.  Se você vive às voltas com costura, patchwork, tricô, crochê, crafts ou artesanatos em geral, sabe bem do que estou falando e sabe também como é importante ter um espaço onde você possa trabalhar com tranquilidade e ter inspiração para criar. Sem falar que um cantinho de costura organizado e bem arrumado deixa qualquer projeto de costura ou craft ficar muito mais divertido, não é verdade? Separei algumas dicas de como criar ou deixar o seu espaço mais funcional.

DICAS PARA AS ARTEIRAS DE PRIMEIRA VIAGEM

Está mais fácil encontrar retalhos e tesouras na sua mesa de jantar do que pratos e talheres? Então talvez esteja na hora encontrar um local permanente em sua casa para você costurar. Se você está começando do zero, há algumas coisas a considerar quando for criar o seu espaço de costura, seja ele um pequeno canto em seu quarto ou o seu próprio atelier:

Você vai querer uma boa luz, espaço suficiente para se movimentar enquanto estiver trabalhando, uma cadeira confortável e muitas opções de armazenamento. E no caso de você ter uma máquina de costura, não esqueça da tomada!

Cantinho da Costura

IDEIAS CRIATIVAS PARA AS COSTUREIRAS DE PLANTÃO

Você já tem o seu cantinho de costura? Mesmo assim, convenhamos que é sempre bom dar aquela reorganizada de vez em quando (você pode até encontrar aquele tecido lindo que você esqueceu que tinha!). Seja grande ou pequeno, organizar tudo é essencial. Afinal, são inúmeros retalhos, linhas, agulhas, moldes e aviamentos que inevitavelmente acabam se espalhando pela casa e precisam ser guardados no seu devido lugar! Olhe para cima e para baixo para encontrar possibilidades de armazenamento. Espaços vazios acima e abaixo da estação de trabalho devem ser aproveitados para guardar as ferramentas e equipamentos mais usados. Veja essas dicas para ajudá-la a maximizar o espaço:

Cantinho da costura 1

  • Organizadores transparentes são os melhores amigos das costureiras. Caixinhas com pequenas divisórias, porta-condimentos ou mesmo forminhas de gelo são ótimos para guardar botões.
  • Já potes de vidro maiores ganham um furo na tampa e acomodam itens mais volumosos como novelos de lã e fios.
  • Um porta-sapatos transparente é uma maneira fácil de separar e visualizar os carretéis e linhas de diferentes cores.
  • Latas de alumínio podem ganhar um forro de tecido ou uma mão de tinta e virar práticos porta-trecos para canetas, réguas, agulhas de tricô e crochê, etc.

Cantinho da costura

  • E sabe aqueles imãs de parede para facas utilizados na cozinha? Pois eles são perfeitos para deixar as tesouras sempre à mão, mas fora do caminho.
  • Já os painéis de Eucatex furadinhos ganham ganchos e podem ser usados para pendurar ferramentas, organizadores ou fazer um mural para suas linhas.
  • Cabides e até uma grade de berço que já está encostada servem para organizar os retalhos e pedaços de tecidos.
  • Suportes de papel toalha, porta-velas ou caixas com furos são uma mão na roda para acondicionar fitas de cetim.

Organização Cantinho da costura

  • Do mesmo modo, caixas e cestos de plástico podem acomodar moldes e revistas.
  • O topo do balcão pode ser forrado e virar uma prática tábua de passar roupa.
  • E não pode faltar o saco de roupa suja para guardar peças que estão prontas, mas ainda precisam ser lavadas. Caso precise remover a goma de tecidos ou outras sujeiras, bem aqui tem dicas úteis de como lavar roupa na máquina.

 Cantinho da Costura

OS ÚLTIMOS DETALHES DE DECORAÇÃO

Por fim, tão importante quanto a organização é a decoração do seu cantinho de costura. Afinal, são justamente os toques finais que vão tornar o local aconchegante. Vale acrescentar vasinhos de plantas, quem sabe uma charmosa luminária e o que mais fizer a sua cabeça. E por que não criar alguns quadros decorativos ou mesmo uma lousa para desenhar os seus projetos? É só deixar a sua imaginação trabalhar!

Espero ter conseguido inspirar as costureiras de plantão e também gerar aquela vontadezinha nas aspirantes da costura! Veja essas e mais ideias e inspirações lá no nosso Pinterest. E dê também uma passadinha na nossa página do Facebook e no nosso Instagram para ficar sempre por dentro das novidades aqui do Senhora Bagunça DIY.

Uma bagunça de beijos a todas as costureiras e crafteiras!

Esse post é um guestpost e seu conteúdo foi escrito por uma colaboradora Cecília Gibson.

2 thoughts on “IDEIAS PARA ORGANIZAR O SEU CANTINHO DA COSTURA

  1. Oi Layde! Aqui em casa quem tem o dom da costura, também é a minha mãe. Estamos organizando o seu ateliê, pois tem que ser um ambiente organizado, são tantos detalhes, tantas ferramentas, tecidos e apetrechos que se não tiverem tudo em ordem, desanda tudo. Amei a sua seleção de imagens, muito inspiradoras. E suas dicas valiosas! <3
    Beijo grande! Thamyrez

    1. Oi Thamy! Nossas mamães costureiras e salvadoras, neh! Hahaha! Nossa que legal, hein! O ateliê dela vai ficar show de bola, você tem ótimo bom gosto! E realmente o atelie de costura é cheio de pequenos materiais e a organização é essencial. Mas tenho certeza que ficará lindoo! Muito obrigada por sua visita aqui! Fico feliz que tenha gostado das imagens também! Um super beijo! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *