5 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE COMEÇAR A DECORAR

PESQUISE REFERÊNCIAS ANTES DE COMEÇAR A DECORAR
Hoje ninguém mais pode dizer que não tem em que se inspirar. Existem muitos sites e redes sociais com inspirações lindas, além de revistas e TV e claro, observar ambientes na vida real que ajuda e muuuito. O Pinterest tá aí gente, pra se inspirar, buscar referências e até copiar ambientes. Pesquisar antes de qualquer compra ou decisão na hora de decorar é o principal, selecionar seus interesses, ver o que cabe e o que não cabe no seu orçamento, o que combina e o que não combina com seu ambiente e anotar tudo, ajuda e muito.


NÃO COMPRE MÓVEIS APENAS PARA SEGUIR UMA TENDÊNCIA
Muita gente cai nesse erro quando vai decorar, eu mesmo já quase cai e foi em algo que muita gente faz e se arrepende depois. O tão desejado sofá para a nossa querida sala. Quando eu e o Zeu começamos a comprar nossos móveis, eu queria porque queria um sofá amarelo, confesso que até cheguei a pensar em um sofá rosa, depois pensei em um sofá azul… enfim, eu apenas queria um sofá colorido. Graças ao meu bom Deus não achamos nada que me agradasse e os que achamos tinham valores bem salgados. Hoje quando olho ao redor da minha casa, não consigo imaginar um sofá colorido, teria muita dificuldade em decorar a sala com um amarelão no canto da parede, iria enjoar logo, além de já estar meio fora de moda e o pior, teria gastado um dinheirão. Hoje estou com um pequeno sofá que ganhamos de um casal de amigos, forrei ele com um tecido branco e já comprei outro tecido na cor cinza. Desde que casamos já mudamos a nossa decoração algumas milhões de vezes, rs! Vocês já sabem que amo decorar e redecorar, não é a toa que o nome do blog é este. E com essa mudança toda, já imaginaram se eu tivesse com um sofá amarelo no meio da sala? Com certeza já teria mandado estofar ele.
Então a dica que dou é, não invista tanto em tendências na sua decoração, tenha dó do seu bolso também! O jeito mais fácil nessa hora, caso você goste muito de uma nova tendência é recorrer aos projetos de DIY que aliás aqui no blog tem um monte.

imagem via 1

TENHA PACIÊNCIA
Eu sou extremamente ansiosa, o Zeu vive brigando comigo por causa disso. Não é a toa que quando tenho alguma ideia de projeto DIY pra fazer no meio da madrugada, nem consigo dormir de tanta ansiedade pra colocar logo em prática, rs! Já estamos o maior tempão planejando decorar o nosso quarto, nossa sala, mas como o dinheiro não bate a nossa porta todos os dias, as coisas tem que ser feita aos poucos mesmo, pintar as paredes nesse mês, no próximo renovar os móveis, no outro mês pensamos em trocar as janelas e assim vai.Tem dias que até choro de tanta ansiedade, mas aí eu sempre lembro do meu livro preferido, a bíblia e lá em Filipenses 4:6 Paulo falou: “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças.” É impressionante o que acontece quando Cristo retira a preocupação da vida humana. É difícil, eu sei, mas a paciência ajuda a evitar gastos desnecessários, por isso aconselho a não sair comprando um monte de coisa por aí pra decorar a sua casa sem ter ao menos feito uma super pesquisa e ter um projeto do apartamento ou casa no papel antes. A decoração da nossa casa geralmente deve durar pelo menos um 5 anos! Então é bom ter muuuita paciência antes de comprar algo!


REUTILIZE
Uma boa maneira de economizar na hora de decorar é reutilizando alguns móveis antigos ou peças decorativas. Um dos primeiros móveis que compramos meses antes de nos casarmos, foi a nossa cama box. Foi uma das coisas que a gente mais gostou, era macia, confortável e bonita. Infelizmente tivemos que nos mudar de casa duas vezes e a nossa cama foi a que mais sofreu com a mudança e consequentemente o box da cama estragou, ficou feio, manchado e rasgado. Decidimos então jogar fora porque nem dava pra reaproveitar, ficamos só com o colchão no chão mesmo por um bom tempo. Não tenho vergonha de falar isso, porque essa pode ser a realidade de muita gente hoje ainda e sinceramente eu consigo dar graças a Deus por algumas dificuldade que passamos, porque isso nos torna pessoas melhores e menos arrogantes. Eu sempre achei lindo aquelas camas de paletes, mas eu tinha uma cama box, então nem pensava e mudar isso. No mês passado finalmente conseguimos comprar nossos paletes, mostrei pra vocês lá no meu snapchat (laydelinhares) assim que chegou e graças a Deus conseguimos comprar 8 paletes euros de ótima qualidade em perfeito estado e ainda podemos usa-los para guardar coisas ao lado do colchão. Não que eu esteja ostentando isso, não, não! Mas acredito que quando enxergamos nossas dificuldades com um outro olhar, tiramos algo de bom ali e Deus sempre nos recompensa com algo melhor ainda. Sim, nós não trocaríamos a nossa cama de palete por uma nova de box hoje porque realmente não vemos vantagem, funcionalidade e nem beleza nessa troca. Outra coisa que está sendo bastante útil pra nós foram as prateleiras que fizemos em nossa parede do quarto (vide foto acima), inclusive fiz um vídeo mostrando como fiz elas aqui. Nós reaproveitamos as madeiras do nosso antigo guarda roupa e agora elas estão sendo bem úteis no cantinho do nosso quarto. Sei lá! Passei a gostar do simples e fazer da minha bagunça uma arte!


ESTÉTICA X FUNCIONALIDADE
Uma coisa que sempre estamos acostumados a ver em sites e redes sociais são aquelas composições lindas na decoração, dignas de fotos Pinterest, mas que se pararmos pra pensar nem todas priorizam a funcionalidade no dia-a-dia. As vezes você acha lindo botar alguns vasinhos de flor em cima dos livros sobre o criado mudo, mas não sobra um espaço se quer pra colocar um copo quando queremos assistir um filme, ou então sempre que você precisa pegar um livro, bate a mão sem querer no vasinho e o estrago é feito.
Ou então você é louca pra ter aquele tapete super branquinho no meio da sala, mas na sua casa é um entra e sai de gente, além do cachorro que faz questão de deitar sobre ele, fora aquele churrasco ou reunião com os amigos todo o fim de semana. E aquilo que era pra lhe trazer prazer e conforto, te traz transtorno e frustração por ter que limpar e lavar o tal tapete praticamente toda semana. Vale a pena? Bom pra quem gosta de ter todo esse trabalho, sim! O que não é o meu caso! Não to dizendo que você precisa deixar a vassoura no meio da sala só porque usa ela todos os dias, mas nesse caso tem que haver um meio termo, sabe! Tente equilibrar a decoração da sua casa com os seus hábitos e de quem mora com você. É a melhor forma de ter um relacionamento maravilhoso com o seu lar!

E você! Já passou por alguma situação parecida? Tem outras dicas ótimas pra nos dar antes de pensarmos em decorar? Conta aí nos comentários pra gente!

Super beijoo!

2 thoughts on “5 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE COMEÇAR A DECORAR

    1. Oi Rayane! Que bom que gostou linda! É bem verdade neh, muitos esquecem desse detalhe! Muito obrigada pela visita, viu! Uia! Que legal que me conheceu por lá 🙂 Super beijoooo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *