QUAL A JANELA IDEAL PARA CADA AMBIENTE? SAIBA COMO ESCOLHER!

Imagem 1

Escolher as janelas da casa pode parecer algo simples, talvez uma questão que nem todo mundo dá tanta importância assim. Mas a escolha da janela vai muito além da estética, é importante avaliar a incidência de luz, ventilação, entre outros. Ou seja, mais do que estética, antes disso elas são peças funcionais.

Você sabia que não é recomendado usar o mesmo padrão de janelas para todos os ambientes da casa? O ideal é escolher uma janela adequada para cada interior.

Fiz algumas pesquisas para trazer pra vocês dicas e informações importantes pra que você saiba escolher a janela ideal para cada ambiente. Vejamos!

QUAL O MOMENTO CERTO PARA INSTALAR AS JANELAS?
Está aí uma questão que muitos tem dúvidas. O ideal é que as janelas sejam instaladas cuidadosamente na fase final da obra, após a pintura das paredes e antes disso elas devem ficar armazenadas em local seco.

FAZER SOB MEDIDA OU COMPRAR PRONTA?
Nem preciso dizer muito que geralmente as janelas feitas sob medida saem um pouco mais caras, principalmente se as dimensões saírem muito do padrão. Os modelos de alumínio e de madeira sob media ficam cerca de 15% mais caros. Tudo vai depender de como está o seu bolso. Vale fazer alguns orçamentos antes para colocar na balança e ver o que compensa mais para você!

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO ALUMÍNIO?
As janelas de alumínio são mais leves, fáceis de manusear e a sua manutenção é simples, alem de ter boa resistência a maresia.
Importante saber: O alumínio é um metal que é muito resistente à corrosão, ele não entra em processo de oxidação. Mas existe uma exceção, quando ele está em contato com uma peça de ferro ou de aço (parafusos de aço não-inoxidável, por exemplo). Nestes casos, pode ocorrer uma reação química em que o ferrugem do ferro passa para o alumínio e iniciando a ferrugem do alumínio. Por isso use sempre metais inoxidáveis na fixação das janelas de alumínio. Quer ver alguns modelos de janela de alumínio pra sua casa? Olha aqui!

QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA MADEIRA?
Em questão de estética eu acho as mais bonitas! E as vantagens desse material é a beleza, durabilidade e resistência. Mas deixam a desejar na limpeza, manutenção e controle de umidade.
A madeira é um material bonito, sofisticado e deixa qualquer ambiente com cara de aconchego. Existe uma variedade de modelos, com detalhes trabalhados e entalhados na madeira. É um material durável, mas a sua durabilidade vai depender muito do cuidado que teremos com ela. É também um material muito resistente, não é a toa que é usado para construir a estrutura do telhado de casas.
Mas existem alguns pontos negativos, um deles é a limpeza, já que a madeira é um material que não pode ser molhado. A umidade é o grande vilão da madeira, por isso não é recomendado usar em áreas expostas a chuva. Geralmente quem usa em lugares expostos é colocado um toldo para proteção. E outro ponto negativo são os cupins. A recomendação para este caso é evitar madeiras moles ou porosas que são mais fáceis de serem atacadas, além de existirem alguns produtos para matar cupins. Da só uma olhada nessas janelas de madeiras que achei super lindas!

E OS BENEFÍCIOS DO PVC?
É uma material durável e de fácil manutenção e seu grande diferencial é que elas são atérmicas, ou seja, não esquenta e nem esfria. Possuem um ótimo isolamento acústico, além de boa vedação já que as juntas vem soldadas, sem emendas. Porém elas tem um custo mais elevado do que as de alumínio. Veja algumas janelas de PVC aqui!

MAS E AÍ, QUAL A JANELA IDEAL PARA CADA AMBIENTE?

QUARTO:

imagem via 1,2,3
Imagem 1,2,3

Os quartos são usados para descanso, certo? Mas tem pessoas que também usam para estudo (como eu) e acaba sendo um espaço bastante usado. Por isso é importante avaliar a iluminação, principalmente de manhã quando o dia raiar. É bom ter uma boa cortina ou também existem as persianas que são ótimas, nos casos para quem usa as janelas apenas de vidro.
Mas a janela mais indicada para este ambiente são as venezianas, a ventilação é sempre boa e constante já que elas possuem frestas, além de serem de fácil manuseio e terem uma boa estética. O material da janela, cabe a sua escolha analisando as vantagens e desvantagens de cada um. Alumínio, madeira ou PVC.

SALA:

Imagem 1,2,3
Imagem 1,2,3

É um espaço onde geralmente recebemos nossas visitas, um ambiente de descontração, conversas e etc. O ideal é que este ambiente seja bem iluminado e arejado. Havendo espaço, o mais indicado é escolher janelas maiores. Casas com pé direito duplo ou mais alto podem optar por janelões verticais e assim acompanhar o layout da parede. Os modelos quadrados são perfeitos para paredes grandes. O material cabe a sua escolha conforme os benefícios e cuidados que descrevi acima.

COZINHA:

Imagem 1,2,3
Imagem 1,2,3

Também é um ambiente que deve ter ótima iluminação e ventilação. O mais indicado para este ambiente são as janelas de correr e que normalmente são de alumínio. Como já descrevi mais acima, o alumínio é muito resistente, além de fácil limpeza e manutenção.

BANHEIRO:

Imagem 1,2,3
Imagem 1,2,3

Já sabemos que não é ideal que os banheiros tenham janelas grandes. Elas devem ser bem discretas. O mais indicado para este ambiente são janelas pequenas, instaladas em lugares altos e de preferência com vidros foscos. Nem preciso dizer que a madeira para este ambiente deve ser evitada, não é? Mas vale a sua escolha! O mais indicado mesmo é o alumínio.

POR FIM, QUAIS AS MEDIDAS PADRÕES?
Não existe uma regra definida, mas existe medidas mais comuns em modelos comprados prontos para cada ambiente. Que são:

*Banheiros: 0,60 x 0,60.;
*Quartos e salas: 1,20 x 1,20 m;
*Cozinhas: 0,60 x 0,80 m.

Mas como eu disse, não é uma regra. Existem algumas lojas que vendem medidas variadas, além dos casos sob medida.

E aí já escolheu a sua janela ideal? Espero poder ter facilitado um pouco sua vida.

Não deixe de compartilhar esse post com alguém que também tem essas dúvidas!

Uma bagunça de beijos pra você!

2 thoughts on “QUAL A JANELA IDEAL PARA CADA AMBIENTE? SAIBA COMO ESCOLHER!

  1. Ohhhh, minha salinha ali, que amor!! <3
    Eu gosto mais das de PVC, são mais fáceis de trabalhar e dependendo do modelo, algumas são até mais baratas que as de madeira. As de madeira realmente são lindas, mas vou dar mais uma desvantagem delas: elas acabam deformando com o tempo por causa das variações térmicas. Esquenta, esfria, esquenta, esfria, não tem jeito, elas dilatam e contraem muito; com o tempo, isso pode ser um problema. Já vi muita janela de madeira trincando por causa disso!
    Amei seu texto, super explicadinho!!!
    Beijokas!

    1. Oi Manu! Adorei sua salinha mega confortável, rs! Verdade, tem essa desvantagem das janelas de madeira, também! Muito bom saber e obrigada por informar! Eu também gosto mais das janelas de PVC, o investimento vale mais a pena, neh! Fiquei feliz com seu comentário. Super obrigada Manu!
      Beijãoo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *