10 MANEIRAS DE SE ORGANIZAR TRABALHANDO EM CASA

É difícil colocar um valor exato nas estatísticas, mas uma pesquisa mostra que mais de 12 milhões de brasileiros trabalham atualmente no modelo home office, ou seja, trabalham em casa. E este número sobe muito rapidamente. Mas claro, com tantos benefícios, por que não?

Hoje posso falar que realmente eu trabalho em casa, digo “hoje” porque à poucos meses atrás, essa não era a minha realidade. Eu divida o meu tempo entre o trabalho fora, dentro de um escritório, e o trabalho em casa fazendo aquilo que realmente amo. E o que mais amo nessa mudança é o fato de poder ter flexibilidade nos horários. Se eu quiser começar o trabalho um pouco mais tarde no dia, em vez de acordar muito cedo, eu posso. Se eu quiser fazer um almoço de 2 horas e voltar ao trabalho mais tarde, eu posso.

Mas isso não quer dizer que trabalhar em casa sejamos livre de ter inconvenientes. Já faz algumas semanas que eu não consigo encontrar motivação pra me sentar na frente do computador por mais de 1 hora. Às vezes é por causa de distrações mesmo, e que geralmente não temos dentro de um escritório. Às vezes, muita liberdade pode ser ruim. Só porque você trabalha em casa não significa que não fiquemos preocupados com as contas pra pagar, afazeres do dia, distrações e outras responsabilidades e sem nos organizarmos de forma correta, tudo isso vai virar uma bagunça, distração e consequentemente mal produtividade e por fim a frustração.

Algumas pessoas sempre me perguntam “como consigo conciliar as coisas?“. Pra mim, é uma experiência ainda em fase de conhecimento, ainda estou me adaptando a essa nova rotina, mas acredito que seja mais fácil a adaptação pra uma pessoa que não tem tantos afazeres como eu, já que não tenho filhos ainda, mas também conheço muitas blogueiras que são esposas, mães, donas de casa e ainda faz trabalhos externos. Separei algumas dicas pra você dar o primeiro passo para se organizar melhor trabalhando em casa.

1. VESTIR- SE.
Parece simples, não é? Mas eu sei bem, por experiência própria que é muito confortável e fácil ficar de pijama o dia todo e não ter que se maquiar todos os dias. Mas isso influência muito no trabalho em casa e na nossa produtividade. Nossa mente ainda fica presa no relaxamento como se estivéssemos ainda na cama, tornando muito mais difícil acordar e se concentrar. Por tanto, nunca trabalhe de pijama! Trocar de roupa faz o nosso cérebro mudar automaticamente para a seção “trabalho” e consequentemente nos deixa mais produtivos.

2. UM ESPAÇO DE TRABALHO AGRADÁVEL.
Isso pode ser um desafio, especialmente se você mora em um apartamento ou casa pequenas como eu. Mas mesmo que você não tenha uma sala de escritório em casa, eu recomendo que você comece separando uma mesa, mesmo que pequena e nela adicione alguns toques pessoais como uma vela ou planta. Neste vídeo eu mostro como criei minha própria penteadeira/mesa de trabalho reaproveitando madeiras velhas. Seu espaço de trabalho precisa ser um lugar que você goste de ficar, não um lugar que te faz fugir dele. E sempre, sempre tente manter sua mesa arrumada, separe ao menos um dia da semana somente para isso. Eu também mostro aqui como fazer um mural organizador e um porta canetas pra deixar a mesa mais organizada, além desse organizador de parede super minimalista e fácil de fazer. Uma mesa arrumada fará com que seu trabalho renda mais porque você terá seu foco onde realmente precisa.

3. HONRE O SEU TEMPO DE TRABALHO.
É tão fácil pensar que você vai trabalhar sempre que quiser ou ter um momento livre, mas é muito menos estressante quando você define seus horários de trabalho. Enquanto eu não definia meus horários de trabalho, constantemente meu tempo era comido devido aos afazeres diários (consultas médicas, compras de supermercados, limpeza da casa e etc). De repente eu me via fazendo tudo no último minuto, sempre correndo e depois trabalhava até altas horas da noite e entrava em uma bola de estresse e caos.

Então defina seus horários. Em vez de você trabalhar por 6 horas seguidas, tente quebrar o seu dia em blocos de 2 ou 3 horas com outras atividades do trabalho. Pra mim funciona bem, pois preciso desses pedaços de tempo para escrever, ler e organizar meu Bujo. Isso ajuda a quebrar o dia, de forma que não ficarei na frente de um computador por horas a fio.

4. COMECE O DIA COM 3 PRIORIDADES.
Antes de ir para a cama ou enquanto você está tomando seu café da manhã, faça uma lista de 3 prioridades para começar o dia. APENAS 3 COISAS, OK! Eu sou a especialista em fazer um monte de lista de afazeres e, em seguida, não realizar nada. Três é o essencial. Isso ajuda você a guiar melhor suas escolhas e atividades do dia-a-dia.

5. ESTABELEÇA PRAZOS.
Confesso que esse item é algo que pra mim ainda é um desafio. Eu não gosto muito de trabalhar sob pressão, geralmente tenho bloqueio de criatividade quando tenho prazos para cumprir determinada tarefa. Mas por outro lado, sempre que isso acontece e tenho prazos, percebo que meus trabalhos são mais precisos e muitas vezes mais bonitos. Mediante isso, percebi que preciso me desafiar mais à isso, pra que esse bloqueio de criatividade não seja um obstáculo para o meu trabalho. Então estou começando a criar prazos para mim. Eu coloquei uma recompensa pequena, como: “quando eu conseguir terminar este post, posso tomar aquele café delicioso”. É inútil e perca de tempo você se sentar para trabalhar quando seu corpo e sua mente fingem que está trabalhando, sabendo que não tem prazos pra cumprir e você percebe que se sentou alí e não produziu nada.

6. BASTA COMEÇAR LOGO.
Eu sou a especialista em sempre dar desculpas para adiar algum post para o blog. Hahaha! Mas é preciso passar por cima disso, vale seu esforço mesmo, pois ninguém fara isso por você. É doloroso no início, mas com a pratica diária, fica mais fácil depois. Apenas sente-se e comece.

7. FAÇA PAUSAS.
Trabalhar em período muito prolongado nunca é uma boa ideia, se você trabalha em um escritório ou em casa. Separe 10 minutos por hora para se esticar ou dar um passeio curto, por exemplo. Mantenha sempre sua garrafa de água perto de você. Dessa forma você irá beber sempre um pouco o que vai te obrigar a levantar de vez em quando para ir ao banheiro. Isso é muito importante não só para um descanso mental, mas também para o seu corpo, seu sangue precisa fluir, certo!

8. ALIMENTE-SE BEM.
É comum, sempre que me levanto para uma pausa, vou parar na cozinha pra beslicar alguma coisa. O ideal é que você tenha sempre frutas e legumes frescos para repor as energias e consiga prosseguir com o trabalho que ainda tem pela frente. Evite comer doces e lanches muito pesados.

9. NÃO SE ESQUEÇA DE SAIR.
Eu não sei se todas as pessoas que trabalham em casa sentem isso, mas eu de vez em quando, sinto falta de gente. Às vezes só precisamos de uma mudança de cenário. Por isso, frequentemente saio da minha rotina um pouco e vou a casa da minha mãe, encontro amigas de longa data, leio algum livro, as vezes meu marido e eu vamos passear em um parque ou shopping, batemos papo, namoramos, marcamos alguns encontros com casais amigos. Certifique-se de que você ainda tem uma boa dose de amizades saudáveis e passeios em sua vida. Assuma o contro-le de se encontrar com seus amigos a cada semana, sair e desfrutar de atividades saudáveis. Trabalhando em casa é bem comum de ficarmos ociosos, muito caseiros e solitários. Mas isso não é divertido e pode afetar muito a sua saúde.

10. SAIBA A HORA DE PARAR.
Resista à tentação de voltar ao trabalho quando terminar o seu expediente. Isso acontece muito que constantemente comigo. Muitas vezes quando cumpro meu horário, finalizo minhas tarefas daquele dia e desligo o computador, me vem alguma super ideia para um próximo projeto ou artigo para o blog. O que eu faço e te aconselho? Não volte a ligar o PC, anote essa super ideia no seu Bujo ou em seu bloco de anotações e fixe no seu mural de recados e dê agora atenção à sua vida pessoal.

DICA BÔNUS:
Sempre que você se sentir cansado(a) ou estressado(a), lembre-se que você poderia estar no trânsito ou naquele metrô super, mega lotado. 🙂

Para te ajudar mais ainda nesse processo de organizar suas tarefas, nesse post que fiz, ensino como se organizar melhor com o método Bullet Journal.

Espero que eu tenha ajudado vocês com essas dicas! Conte-me aqui nos comentários o que achou, vou adorar saber!

Um super beijo pra vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *