6 DICAS PARA RECEBER BEM E IMPRESSIONAR SEUS CONVIDADOS.

As férias de final de ano estão aí e costuma ser a época em que mais recebemos visitas de amigos e familiares em casa, não é verdade? Quando não somos os hóspedes, somos então os hospitaleiros. É sempre bom ter a experiência dos dois lados.

Nada melhor do que fazer o nosso convidado se sentir confortável em nosso lar assim como nós queremos ser recebidos na casa dos amigos, se sentir acolhido.

Por isso hoje vou dar algumas dicas de como receber bem seus hóspedes e até impressioná-los. Não importa o tamanho da sua casa ou apartamento, o importante é a recepção ser calorosa e acolhedora. Bora lá!

1. LIMPE A FRENTE DA SUA CASA.
Sabe aqueles objetos incorporados a decoração que até esquecemos deles? Se você mora em uma casa, verifique a entrada e veja se tem algo esquecido por lá, por exemplo, limpe a sua porta e a maçaneta também. Aproveite para dar aquela varrida na frente da casa, bata o tapete e limpe o interruptor da campainha, caso tenha. Se tiver garagem, faça o mesmo.

2. ORGANIZE O HALL DE ENTRADA.
Caso você tenha um hall de entrada ou um pequeno espaço para a entrada. Verifique se não tem bagunça por lá dos moradores da casa, casacos, chaves, carregadores, correspondências e etc. Eu costumo usar caixas decorativas para deixar tudo guardado e sem bagunça, deixa o ambiente decorado e organizado. Seus hóspedes não podem se sentir sufocados logo na entrada da sua casa, não é mesmo?
Algo que também gosto muito de fazer é deixar algumas velas aromatizadas logo na entrada. Isso deixa o ambiente com um cheirinho suave e aconchegante.

3. CASA COM CHEIRO.
Se tem algo extremamente desanimador é quando entramos em uma casa de algum amigo ou familiar e o cheiro é desagradável. Isso pode acontecer conosco, já que não podemos discernir o verdadeiro cheiro da nossa casa, por já estarmos acostumados com o ambiente. Dessa forma fica difícil saber como é realmente o cheiro da nossa casa. Mas aqui tem algumas dicas que vão ajudar a sua casa cheirar muito bem:

*Limpe a sua cozinha e banheiro completamente com bons produtos de limpeza.
*Aspire toda a sua casa, tapetes, estofados, cortinas e etc.
*Retire o lixo e limpe completamente sua lixeira, vale colocar um pouco de desinfetante perfumado dentro da lata de lixo.
*Limpe a casinha ou a caixa de areia dos seus animais de estimação.
*Lave a roupa de cama, use um amaciante que pelo menos tenha um suave perfume.
*Leve seus animais de estimação para um banho no Pet Shop ou dê um banho em casa. Deixe seus bichanos limpos, perfumados que faça os convidados quererem aperta-los.
*Use uma vela perfumada ou aromatizadores de ambiente.

4. PREPARE O BANHEIRO.
Bom, eu não tenho um banheiro exclusivo para os hóspedes, então de qualquer forma, preciso arrumar e preparar o meu banheiro para meus convidados. Mas para quem tem banheiro para os hospedes separado, melhor ainda.

Deixe todos os produtos pessoais dentro do armário ou coloque-os dentro de uma necessaire ou um cesto. Deixar a escova de dente junto com o fio dental e a sua pasta de dente à vista, não é uma forma legal de dar boas vindas.

Tire todas as roupas sujas e toalhas usadas do banheiro. Assim que tomar banho, já as leve para o cesto de roupas e estenda as toalhas usadas no varal ou coloque para secar na secadora de roupa. (Um dia quem sabe, terei uma. Haha!)

Se seus convidados irão passar a noite em sua casa, deixe toalhas limpas e macias disponíveis no banheiro em cima do balcão, assim como os produtos de higiene pessoal. É legal disponibilizar para eles uma pasta de dente, escovas de dentes novas (caso eles não tragam) shampoo e sabonetes. Não esqueça também de deixar papel higiênico extra, deixe vários dentro de um cesto para que o convidado não se sinta constrangido em ter que procurar algum rolo dentro dos seus armários.

Coloque algumas flores mesmo que artificias, velas perfumadas, sabonetes novos ou aromatizador de ambientes. Certifique-se de que o banheiro irá ficar extremamente cheiroso.

5. PREPARE OS QUARTOS.
Uma das melhores maneiras de fazer com que seus convidados se sintam confortáveis é fazer com que se sintam relaxados na hora de dormir e sem transtornos. Antes de seus convidados se acomodarem no quarto, certifique-se de deixa-lo totalmente limpo. Abra as janelas e deixe o ar circular.

Disponha no quarto lençois limpos e frescos, um par de travesseiros e cobertores limpos e levemente perfumados.

Coloque uma mesinha, um criado mudo ao lado da cama com uma garrafinha de água fresca, uma tigela organizadora bonita para que os seus convidados tenham onde deixar suas bijus ou jóias, relógios, chaves, celular e etc. E o mais legal, você pode colocar também, alguns livros que você sabe que seu convidado pode gostar, uma vela perfumada, algumas flores e até um lanchinho favorito, como um chocolate, por exemplo. Quem resiste, não é mesmo?

6. COMUNICAÇÃO ANTES DE TUDO.
Algo que costumo sempre fazer quando vou receber alguém aqui em casa, principalmente alguém que venha pela primeira vez é perguntar se eles tem algum tipo de alergia à comida, produtos de limpeza e etc. Dessa forma posso preparar algo para eles que não venha causar algum problema de saúde.

Se tiver crianças em casa, converse com eles antes para falar sobre as boas maneiras em receber amigos, como não interromper as pessoas quando estiverem conversando, nada de entrar sem bater, lembrar de dar a descarga do vaso sanitário após o uso e não reclamar e nem serem agressivos. Claro que isso são regrinhas do dia a dia, mas é sempre bom conversar e reforçar. Aprender a ser um bom hospitaleiro é uma ótima lição para as crianças!

Quando os convidados chegarem, é legal mostrar a casa para eles, se caso eles ficarem para dormir, mostre os quartos onde vão poder se acomodar.
Enfim, o importante é deixar seu convidado super à vontade, de forma que ele se sinta amado e acolhido. Ah! E o mais importante: Libere a senha do Wi-Fi!

E você! Tem um jeitinho diferente de receber seus convidados? Conte aqui e compartilha conosco!

Um super beijo pra vocês! Fiquem com Deus e tchau!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *